A CONATRAE é vinculada à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência e monitora a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo
Associação foi aceita na CONATRAE e, a partir de agora, é membro efetivo como observadora das atividades desenvolvidas pela Comissão.
 
De acordo com o presidente da ABRAT, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, a iniciativa de integrar a CONATRAE é da diretora da Associação, Luciana Slosbergas, que sugeriu à Comissão a participação da entidade de advogados trabalhistas.
Segundo Matos, a ABRAT indicará, em breve, os nomes dos membros titulares e suplentes da que participarão da CONATRAE e representarão a Associação.
 
A CONATRAE é órgão colegiado vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Tem a função primordial de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Já integraram o órgão: o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), a Associação Nacional de Magistrados (ANAMATRA), dentre outras importantes instituições do país.